Leilão de 5G coloca em xeque TV por assinatura
- Antonio Bratefixe
- 5 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

O governo quer leiloar as frequências de telefonia de quinta geração (5G) até o primeiro semestre de 2020, mas os representantes das TV´s por assinatura resistem e tentam encontrar meios para que o leilão seja adiado ou que não ocorra, pois sabem que estarão com os seus dias contados.
Isso porque a tecnologia 5G com capacidade de transmissão de dados muito maior do que a atual 4G tornará desnecessário levar via cabo a conexão de internet para as residências, o que será feito através de antenas de celular.
Essa realidade juntamente com a crescente oferta de aplicativos que reproduzem canais de TV e de estúdios estrangeiros pela internet é vista como preocupante.
O discurso dos representantes das Tv´s por assinatura é moderno e em prol da tecnologia e todos os progressos trazidos por essa, porém, na prática, tem sido constatado a intenção destes em adiar ou até mesmo cancelar este leilão.
A bem da verdade o leilão que estava previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2020 já foi adiado para o segundo semestre e há quem diga que ocorrerão outros adiamentos.
O leilão do 5G também pode sofrer atraso diante da pressão dos Estados Unidos sobre o padrão tecnológico que será definido pelo governo brasileiro.
A notícia do leilão trouxe muita aflição para as teles, mas a certeza de que será uma briga entre gigantes e com um dos produtos mais cobiçados do mercado, que poderá, até mesmo, trazer a extinção da TV por assinatura até então, consolidada no mercado.
Priscila R. G Bratefixe é Sócia da área de propriedade Intelectual de Có Crivelli Advogados, Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, Especialização em Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Autora do Artigo “Publicidade Comparativa”, publicado no livro “Propriedade Imaterial” – OAB SP e SENAC com mais de 10 anos de experiência em atendimento de Empresas de Radio, TV e Internet.
























Comentários