top of page

Direitos Autorais: Kendrick Lamar e as disputas judiciais sobre a música "Black Panther"

  • Antonio Bratefixe
  • 22 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Um juiz federal de Nova York rejeitou o julgamento sumário parcial de Lamar no caso.



Kendrick Lamar sofreu um revés após uma decisão preliminar em um processo de violação de direitos autorais movido contra ele pela artista Lina Iris Viktor. O juiz federal de Nova York, Paul A. Engelmayer, decidiu que ainda não poderia declarar se Viktor, um artista visual britânico-liberiano, não teria direito a uma parte dos lucros da venda do Black Panther: The Album (2018), bem como o hit single "All the Stars" (2018), que aparece na trilha sonora.

Viktor alega que Lamar e criadores do blockbuster Black Panther (2018) copiaram imagens de suas pinturas e as usaram no videoclipe da canção de sucesso. De acordo com a artista, representantes do filme e da equipe de relações públicas da Marvel se aproximaram dela sobre o uso de imagens de sua série "Constelações" (2016-18). Ela recusou o pedido deles.


Kendrick Lamar, SZA, All the Stars, 2018, filme. Cortesia: os artistas

Lina Iris Viktor, constelações que estudo, 2016. Cortesia: a artista e a galeria Mariane Ibrahim


Argumentos agora serão ouvidos para saber se o vídeo de "All the Stars" copiou seu visual. O videoclipe e as pinturas usam folha de ouro em tinta preta, bem como motivos egípcios e africanos. Nos documentos da denúncia legal de Viktor, as imagens lado-a-lado mostram padrões distintamente semelhantes.

Em sua decisão, Engelmayer escreveu que Viktor é "aparentemente inelegível para danos legais devido à falta de registro de seus trabalhos até o momento da suposta violação". O artista, ao contrário, buscará um corte nos lucros da música. O sucesso de Lamar foi de dupla platina nos EUA no início deste ano, enquanto o filme Black Panther arrecadou GBP 1,05 bilhão (US $ 1,346 bilhão) nas bilheterias. Falando ao The New York Times em fevereiro, quando uma carta de violação de direitos autorais foi apresentada, Viktor disse: "Por que eles fariam isso? É uma questão ética, porque o que todo o filme pretende é falar sobre o empoderamento dos negros, a excelência africana - esse é todo o conceito da história. E ao mesmo tempo eles estão roubando de artistas africanos”.


Fonte: https://frieze.com/article/setback-kendrick-lamar-artists-copyright-lawsuit-over-black-panther-song?utm_source=facebook&utm_medium=paid&utm_campaign=PUB+-+ACQUISITION+NOVEMBER&utm_content=KL_Copyright


 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page